quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Release: Maiandeua – 2010/2011



MAIANDEUA

Manos e manas, muito cuidados com as “beiras de rios” nas horas grandes! É a hora dos encantados! E o destino? Maiandeua?

O pano de fundo desta vez é a vila da barca da década de 40, onde o desaparecimento da jovem Joana, ao que cai nas águas do rio e, após sete anos, reaparece sete anos depois cheia de encantos e crenças, para buscar Pedro, um amor do passado e levá-lo para o mundo dos encantados de Maiandeua. 

O ressurgimento de Joana, que havia sido levada pelas águas do rio em plena “hora grande”, é motivo de crença e esperança entre os moradores. Entre uma conversa e outra sobre a vida dos outros, comadres e vizinhas retratam as crendices populares ao alertarem sobre o perigo das “beiras de rios” e das “matas” em determinadas horas do dia. Na hora dos encantados, segundo elas, o risco é de as pessoas serem levadas, misteriosamente, para Maiandeua. As crendices, porém, encontram resistência entre os doutores da Lei e da Ciência.

A história de amor cheia de encantos entre Joana e Pedro e os conflitos entre a ciência e as crendices populares se passam na década de 40, na Vila da Barca, um dos antigos mocambos de Belém. Para retratar o espetáculo, palafitas, pontes e casebres foram construídas no Porão Cultural da Unipop, especialmente para o espetáculo, e farão o público rememorar o cenário da Vila da Barca de décadas atrás, misturando encantarias com as problemáticas cotidianas do local, fruto do descaso das autoridades.

Em uma adaptação do texto, de mesmo título, do autor paraense e Imortal da Academia Paraense de Letras, Levi Hall de Moura (1907 – 1984), Maiandeua mistura o mundo das encantarias com as problemáticas do cotidiano de quem vive a mercê do descaso das autoridades gestoras; assunto sempre comentado pelas comadres e vizinhas das estivas e revivido, agora, pelo Grupo de Teatro da Unipop no Espaço do Porão Cultural.

O espetáculo esteve em cartaz no período de 20 de janeiro ao dia 19 de fevereiro de 2011, de quinta à sábado, sempre às 20h, no Porão Cultural do Instituto Universidade Popular (Unipop). Confira algumas fotos:










FICHA TÉCNICA

Elenco: Amanda Santos, André Souza, Andrei Souza, Artur Coelho Filho, Clause Monteiro, Claudia Santiago, Nete Pamplona, Gabriela Mendonça, Geovani Moia, Jorge Anderson, Janaína Andrade, Maria Silva, Marisa Barros, Priscila Oliveira, Sttefane Trindade, Tainá Lima, Vanda Lopes e Washington dos Santos.

Texto: Levi Hall de Moura
Adaptação de texto: Alexandre Luz

Iluminação: Walter do Carmo

Assistência de Iluminação: Adriane Gonçalves
Sonoplastia: Duda Souza e Henrique Garcia

Cenografia: José Luiz Santos

Assistência de cenografia: Grupo de Teatro da Unipop

Figurino: Nete Ribeiro e Grupo de Teatro da Unipop

Direção: Alexandre Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário