Curso de Iniciação Teatral da UNIPOP

          
           O Instituto Universidade Popular - UNIPOP disponibiliza entre suas ações formativas o Curso de Iniciação Teatral, contribuindo para o fomento à arte e à cultura em geral, incentivando o diálogo sobre temas e problemáticas presentes em nossa sociedade e promovendo uma interação inicial e continuada com o Teatro não somente para futuros artistas locais, mas também para qualquer pessoa interessada em utilizar o Teatro para a reflexão, ação e transformação da sociedade em que vivemos. Argumento inspirado nos princípios da Educação popular proposta por Paulo Freire e encontrado também na concepção do ator social, proposta por Augusto Boal (1998) nos pressupostos do seu fazer teatral: “O Teatro do Oprimido é o Teatro no sentido mais arcaico do termo. Todos os seres humanos são atores – porque atuam – e espectadores – porque observam. Somos todos ‘espect-atores’.



Histórico e descrição do Curso

          Criado em 1994 sob a tutela da Arte-educadora e Diretora Teatral Olinda Charone, o Curso de Iniciação Teatral e Arte-educação da Unipop é um dos mais antigos ofertados na cidade de Belém, visando, além do desenvolvimento de habilidades e conhecimentos artísticos, à ampliação do olhar sobre o espaço sociopolítico cotidiano e as relações humanas entre os sujeitos inseridos nesse contexto, num processo contínuo de reflexão, ação e transformação individual e coletiva, a partir de práticas de Arte-educação e de Educação Popular, promovendo assim uma formação diferenciada e a um preço acessível a quem procura fazer Teatro em Belém.
          Pautado nessa concepção de atuação social, que enxerga como cidadão não aquele(a) que apenas vive em sociedade, mas sim aquele(a) que a transforma com a sua participação, este curso tem sua fundamentação nos princípios da Arte-educação e da Educação popular, que estão relacionados à percepção e mudança da realidade opressora, ao reconhecimento, à valorização e à emancipação dos diversos sujeitos individuais e coletivos.
          
          O curso está subordinado ao Programa FORMART e suas atividades se relacionam com outras ações do programa, tais quais: Curso Formação para Educadores Sociais, Grupo de Teatro da UNIPOP, Projeto Sinergia Cultural, apresentação da Ode ao Círio, além do Intercâmbio institucional com os outros programas e ações desenvolvidos pela UNIPOP.


O público prioritário deste curso são lideranças populares, educadores sociais, agentes pastorais, gestores de entidades e movimentos sociais, arte-educadores e jovens em geral, com idade a partir de 20 anos, buscando-se o equilíbrio de gênero, raça e denominação religiosa na formação das turmas.

O curso tem duração de março a novembro, às segundas e quartas-feiras, de 19h às 22h, com carga horária de 200 horas e vagas para 30 participantes, por ano.

         Como culminância das atividades desenvolvidas durante o curso dá-se a montagem de um espetáculo teatral disponibilizado à comunidade local com entrada franca, como forma de socialização do método de trabalho e ação de formação de plateias. 

2 comentários: