*Novo Espetáculo do Grupo de Teatro da Unipop.
Estreia dia 08 de Dezembro de 2011 no Complexo do Ver-o-Rio às 20hs. Entrada Franca!
Senhoras e senhores desta amada Terra de Santa Cruz, por meio do presente texto, retomamos os idos de 1800 para revivermos o momento em que os representantes das etnias que dariam vez ao povo brasileiro, postam-se, a esperar pela família real que, segundo eles, desembarcariam na ilha de Mosqueiro – e por que não? – Fato que cria certa discórdia entre os personagens que defendem a idéia de que a família real se estabelecesse na Bahia, dos que acreditam que a melhor opção seria o Rio de Janeiro. No entanto, os lusitanos que vem pelo mar são mercenários enviados pela Coroa para sondar a situação da, então, colônia americana para recebê-los.
“Catimbas, Curimbós e Canalhices” trata, com humor escrachado, da formação social, cultural e econômica do que foi um dia a Ilha de Vera Cruz; fazendo um rápido paralelo com situações, hoje, vivenciadas em nossa sociedade. Na trama, o enredo retrata algumas situações de cena de um grupo de teatro mambembe, no qual os personagens, em algum momento, se confundem com os próprios atores e atrizes do Grupo de Teatro da Unipop.
Assinam o tratado deste texto Hudson Andrade e Carlos Correia Santos. O cenário desta epopéia fica a cargo de Jorge Cunha e os sons que cercam os encontros daqui e de além-mar são regidos por Letícia Ramos, sob as luzes de Adriane Gonçalves.
Nesta nau de degradados temos a seguinte tripulação: Amanda Santos, André Souza, Claudia Santiago, Gabriela Alves, Geovani Moia, Jorge Anderson, Maria Silva, Nete Pamplona, Vanda Lopes, Walter D’Carmo e Washington Luiz, sendo o capitão-mor Alexandre Luz.