Na data do aniversário de Valmir Bispo Santos, 20 de fevereiro, quarta, a partir das 16hs, o Fmc Belém promove uma Plenária no Auditório do Áudio-visual doCentur, no 3o andar. Além de uma apresentação sucinta sobre a Lei Valmir e sobre o Sistema Municipal de Cultura, deve ocorrer um comprometimento público da Fumbel com a implantação imediata da Lei Valmir Santos por meio da sua presidente, Heliana Jatene. O debate ainda deve contar com a participação do Chefe da Representação Norte do Ministério da Cultura, Delson Cruz, além do pte. da F. Tancredo Neves, Nilson Chaves, além de representante da Câmara Municipal de Belém e de membros do Fórum Municipal de Cultura. Ás 17:30 hs, deve ocorrer a apresentação de um audio-visual relatando a trajetória política e profissional de Valmir Santos.
A partir das 18:30 horas, o Ato se desloca para a Confraria Do Horto, próximo do Centur, onde deve ocorrer uma Intervenção Artística Itinerante, com música instrumental sob o comando de Mg Calibre Brazzonia, com participação da banda Enquadro, dos saxofonistas MarcosPuff Cardoso II e Toninho Abenatar, entre outros músicos. Imperdível!!!
Importante ressaltar que esta Intervenção Artistica faz parte de uma Caravana Cultural ou de Intervenções Culturais, que visamobilizar setores sociais e culturais para o Seminário Cultural que deve ocorrer no dia 28 de fevereiro, que deve se pautar no chamado “CPF da Cultura” (Conselho, Plano e Fundo Municipais de Cultura), que se constituem nos eixos do Sistema Municipal de Cultural, cuja regulamentação deve se ocorrer por meio de Decreto-Lei a ser promulgado pelo Prefeito de Belém, cujo processo deve ser instruído por meio de um Grupo Interinstitucional com composição paritária formado entre o Poder Público Municipal e a Sociedade Civil, esta representada por membros do Fórum Municipal de Cultura – FMC Belém. Este processo de construção e regulamentação dos eixos e instrumentos principais do SMC Belém também foi acordado na audiência citada no dia 18/01/2013, entre a presidente da FUMBEL e uma comissão do FMC Belém.
Esta programação cultural e musical itinerante que visar mobilizar para o Seminário Cultural do dia 28/02 ainda deve fazer outras programações nos dias 22/02, sexta, na Praça do Carmo, na Cidade Velha, e no dia 24/02, domingo, na Praça da República, pela parte da manhã, e na parte da tarde na Casa “Fora do Eixo Amazônia”. Trata-se de intervenções culturais itinerantes, com estrutura móvel, composta de caixas de som, microfones, equipamentos musicais, além de músicos, bandas e intérpretes, além de grupos de teatro de rua, que deve contar também com mobilidade por meio de automóveis e estrutura de propaganda, composta de banners, flyers e cartazes.