Unipop homenageia com Ode o Círio de Nazaré
Outubro é um mês de festa para todos os paraenses. Em meio a promessas, maniçoba, pato no tucupi e várias atividades culturais, os moradores de Belém e os visitantes de todas as partes do mundo celebram uma das maiores manifestações religiosas do Brasil: o Círio de Nazaré. Para homenagear a passagem da Virgem, o Instituto Universidade Popular (UNIPOP) realizará, na próxima quinta-feira (11) às 20h, o espetáculo de rua Ode ao Círio, em frente à sede da entidade.
A homenagem ao Círio faz parte da programação dos 25 anos da entidade e pretende reunir mais de 30 artistas em apresentações teatrais, musicais e coreografias. Tradicionalmente, a Ode combina imagens e símbolos da procissão, como os brinquedos de miriti, as caminhadas dos romeiros e a corda que puxa a berlinda com outros elementos da mística e cultura regional.
São lendas amazônicas, recantos e personagens típicos da cidade em cenas que retratam a atmosfera de religiosidade que envolve a capital durante esse período, resultando num encontro de saberes que abarca o rico universo cultural do Círio e dos paraenses, cenicamente representados pelas diversas linguagens artísticas, como o teatro, a literatura, a música e a dança.
Para André Souza, que faz parte da organização da Ode, o espetáculo também é uma oportunidade para mostrar à população o trabalho teatral desenvolvido pela UNIPOP. “O espetáculo resulta de um intercâmbio entre integrantes do curso de iniciação teatral da Unipop, do grupo de teatro da entidade, e de artistas iniciantes envolvidos em outros processos artísticos na cidade”, afirma.
Além da atuação cênica, o grupo de artistas trabalhou na produção coletiva da Ode, confeccionando os adereços e figurinos e, acima de tudo, contribuindo para a criação das cenas a partir das suas experiências e histórias de vida. A Ode ao Círio já acontece há seis (6) anos e será realizada na Avenida Senador Lemos, 577, entre Dom Romualdo de Seixas e Dom Pedro I. A entrada é franca.
Serviço:
Ode ao Círio 2012
Data: 11/10/2012
Hora: 20h
Local: Em frente à sede da UNIPOP (Av. Senador Lemos, 557. Entre D. Pedro I e D. Romualdo de Seixas. Próximo à Praça Brasil)
Entrada franca